
A ideia da criação de um museu municipal surgiu em meados dos anos 2000 como um projeto educacional vinculado a as escolas morrograndenses, com intuito de registrar, coletar e promover mostras de objetos vinculados a imigração italiana e o tropeirismo no município de Morro Grande. Entre 2005 e 2011, estes objetos transitaram por locais diferentes até chegarem aos depósitos da Prefeitura Municipal, onde ficaram armazenados entre 2011 e 2017. Com o advento das pesquisas científicas, das ações vinculadas ao Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, das necessidades da população para o setor cultural e da preservação do patrimônio local, do turismo e da educação, as discussões em torno da retomada ao projeto do museu começaram a ganhar força no ano de 2021.
Com nova sede no antigo prédio da EEB Ana Machado Dal Toé, o Centro Cultural Pedro Dal Toé foi criado a partir da Lei Municipal Nº 1.018 de 14 de dezembro de 2021, integrando o Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande. Desde então, o acervo do museu passou a ser composto por diferentes objetos: fósseis, icnofósseis, materiais líticos e artefatos indígenas, amostras de rochas, réplicas e obras de arte, além da coleção de peças históricas já coletadas anteriormente. Além disso, vem sendo promovidas exposições, mediações educativas, eventos, formações continuadas, pesquisas, palestras, rodas de conversa e oficinas com públicos de idades e interesses diversos. Entre 2022 e 2024 foram mais de 1500 visitantes que experienciaram os espaços do museu: turistas, estudantes, pesquisadores, representantes de outras instituições culturais e científicas e moradores dos sete municípios que compreendem o território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul.

São quatro salas expositivas, sendo duas delas para exposições permanentes e duas para exposições temporárias, oficinas e formações continuadas, além de uma reserva técnica.
Na primeira sala, estão localizados os acervos permanentes vinculados a história da Terra e do Homem e com os resultados de pesquisas científicas realizadas no território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul. Nesta sala temos peças e amostras relacionadas as áreas de geologia, biologia, geografia, paleontologia e arqueologia, analisadas em parceria com instituições científicas renomadas: CPRM/SGB - Serviço Geológico do Brasil, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UnC - Universidade do Contestado, entre outras.

Na segunda sala expositiva, encontra-se o acervo histórico-cultural do museu composto essencialmente por peças vinculadas ao tropeirismo, imigração europeia no Brasil, agricultura e artesanato. Estas peças foram doadas por moradores do próprio município de Morro Grande desde o início da constituição do Centro Cultural Pedro Dal Toé.

Na terceira sala há o espaço para exposições temporárias. Ali encontram-se mostras relacionadas às Artes Visuais, a destacar desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, instalações artísticas, gravuras, serigrafias, arte digital, colagem, entre outras linguagens da arte. Importantes exposições individuais vem acontecendo neste espaço: “Desvios de percurso em formação: experimentações e experiências com Arte” dos artistas Gabrieli Salvalaio e Renato Rocha, “Percursos aos abrigos ancestrais” de Angelica Neumaier com curadoria de Amalhene Baesso Reddig (UNESC) e Sandra Correia Favero (UDESC), "Celebração da terra" de Neusa Milanez, “A Reminiscência da Paisagem” de Gabrieli Salvalaio, “Rota do Arroz” de Ítalo Zaccaron, "Renato Rocha: diálogos entre a cultura japonesa e o desenho de observação" e "Entre nanquins, animes e mangás: conexões ocidente-oriente". Além disso, aconteceram inúmeras mostras coletivas com produções de artistas como Jairo Valdati, Gabrieli Salvalaio, Renato Rocha, Angelica Neumaier, entre outros.

Na quarta sala, inaugurada em 2023, acontecem inúmeras iniciativas: exposições, oficinas, formações continuadas, palestras, cursos, saraus, entre outras ações educativas. Destacam-se os seguintes eventos: "I Sarau do Museu: diálogos com a cultura pop oriental", "Curso de Formação e Atualização de Condutores e Guias de Turismo de Aventura", "Formação continuada de professores da rede pública municipal e estadual de Morro Grande", "Oficina de Paleoarte", "Oficina de Mangá", "Palestra: O Patrimônio Cultural do território do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul", "Palestra: O patrimônio natural e cultural de Morro Grande", "Oficina de dança" etc.

Museu da Terra e da Cultura de Morro Grande
R. Rui Barbosa, 761 - Centro, Morro Grande - SC. CEP: 88925-000